RÁDIO INCONFIDÊNCIA – 75 ANOS

PROJETO MEMÓRIA DO RÁDIO

PARABÉNS PRÁ VOCÊ

RÁDIO INCONFIDÊNCIA – 75 ANOS

A identidade cultural de Minas, um Estado do tamanho de um continente, se assenta em alguns parâmetros históricos. Da sangria de nossos ricos recursos minerais ao movimento libertário dos “Inconfidentes” – que efetivamente colocou argamassa entre Minas e os mineiros dando um salto em nosso desenvolvimento. Já o salto para o futuro das comunicações, do insipiente telégrafo aos modernos tempos globais da internet, se serviu de outro instrumento que, efetivamente, evitou que o Estado se dividisse em diversificadas áreas de influência em cada uma de suas regiões. Foi uma argamassa diferente.

Este instrumento de ligação começou efetivamente no dia 03 de setembro de 1936, com a inauguração da Rádio Inconfidência, então PRH – 6, celebrada por show de Orlando Silva, o “Cantor das Multidões”. Já com autorização para uma potência de 100 KW em sua antena, tinha como objetivos, segundo definição do então Governador de Minas, Benedito Valadares e seu Secretário da Agricultura, Israel Pinheiro, “ser um veículo voltado para fins instrutivos e intelectuais, além de um poderoso instrumento de aproximação entre os mineiros”.

Hoje, ao completar os seus setenta e cinco anos no ar, na palavra do atual presidente, o jornalista Valério Fabris, “a sensação destas ‘Bodas de Brilhante’, realmente brilhante, é a do dever cumprido”. Foram 75 anos falando alto e firme para todo o Estado e assegurando, como os “Inconfidentes”, a união de Minas e dos Mineiros.

Por isto mesmo, reforça o presidente da Inconfidência, mais do que fazer festa, “e ela será feita”, importa iniciar um “Projeto Memória” para contar a Minas e aos mineiros um pouco desta história brilhante. Provar que, além da enorme colaboração no processo de manutenção da identidade de nosso povo, foram cumpridos também os objetivos iniciais “instrutivos e intelectuais”. Principalmente no que tange ser hoje o maior e mais importante veículo a divulgar e fazer chegar a todo o Brasil a informação não somente sobre o crescimento do Estado como a nossa produção cultural e intelectual. “Minas continua produzindo seus diamantes” complementa Valério Fabris.

COMEMORAR É PRECISO

Nestes 75 anos, ‘Jubileu de Diamante’, é preciso dizer ‘Parabéns Prá Você’ para ‘O Gigante do Ar’. A festa será modesta, bem ao estilo mineiro, mas calorosa.

O presidente da emissora, jornalista Valério Fabris, informa que a festa começa no próximo dia 02 de setembro (véspera da data oficial dos 75 anos) com uma apresentação especial, ao vivo, da “Hora do Fazendeiro”, no Teatro da Assembléia Legislativa, a partir das cinco da tarde. Sob comando de Tina Gonçalves e Cristiano Batista, entre outras atrações devem se apresentar os violeiros Chico Lobo (também titular do programa Canto da Viola, na Brasileiríssima) e Pinho, além da dupla Montenegro e Eldorado.

A emissora ganhou também uma nova roupagem para todas as suas vinhetas e passagens, produzidas pelo tradicional “Studio HP”, incluindo um jingle especial em homenagem aos 75 anos da emissora, composto e interpretado pelo cantor e compositor mineiro Afonsinho, outro que teve todo o apoio da Inconfidência no começo de sua carreira. Aumentando a cesta de presentes, também já está no ar na Rede Minas de Televisão um filmete especial sobre a data. Durante todo o mês, a emissora estará apresentando também programetes especiais, “A Memória do Rádio”, com depoimentos emocionados de ex-presidentes e funcionários. O Diretor Artístico da Brasileiríssima, Luiz Marcelo, informa também que estes ex-funcionários e funcionários mais antigos ainda na ativa serão homenageados com uma placa comemorativa, entregues no decorrer dos principais programas da Rádio como o “Bazar Maravilha”, “Trem Caipira” e “Clube da Saudade”, entre outros.

Duas destas homenagens complementa o Diretor Artístico da AM, Miguel Rezende, devem causar uma emoção especial: “as que serão feitas às esposas dos saudosos Jairo Anatólio Lima (Dinah Fernandes) e Ubaldo Ferreira (Maria Emilia Ferreira).

O mês de comemorações será encerrado em grande estilo, no dia 26 de setembro, com uma apresentação especial, no Palácio das Artes do violeiro Chico Lobo.

DIRETORIA ATUAL

Rádio Inconfidência

Presidente: Valério Fabris

Diretor Artístico: Luis Marcelo de Souza

Coordenador AM: Miguel Resende

Coordenador FM: Paulo Bastos

CONTATO PARA INFORMAÇÕES:

Ricardo Camargos – (31) 9984-5746 rm.camargos

Daniel Paiva – (31) 8588-4424 paivadaniel

Chris Debrot – (31) 9431-1719 decibeisdj

Anúncios