Estendendo McLuhan: Filme + Debate + Livro

ALDEIA McLUHAN
Em 2011, comemoram-se os 100 anos de Marshall McLuhan (1911-1980). Neste ano de seu centenário, debates em todo o mundo confirmam a vitalidade de sua obra, fundamental para compreender uma era marcada pela ubiquidade e pelos excessos das tecnologias de comunicação.

No dia 7 de dezembro o Rio de Janeiro se junta a tantas outras cidades para prestar sua homenagem ao pensador canadense. Estudiosos de sua obra mostrarão, na Casa do Saber, de que modo o autor de “A galáxia de Gutenberg” e de “Os meios de comunicação como extensões do homem” continua atual.

O evento terá início com a exibição do documentário McLuhan’s Wake, de Kevin McMahon (2007), segue com um debate que reunirá os professores Aluízio Ramos Trinta (UFJF) e Vinícius Andrade Pereira (UERJ e ESPM), o escritor e músico Fausto Fawcett e o editor Julio Silveira, da editora Ímã, com mediação da jornalista Rachel Bertol. Aluízio Trinta, que foi aluno de Marshall McLuhan nos anos 1970, na Universidade de Toronto, mostrará como as ideias de McLuhan se inspiraram, dentre outros temas, na pop art e como as inovações de artistas de vanguarda como James Joyce foram fundamentais para a formulação das suas teorias.

Vinicius Pereira, estudioso de mídias e especialista na Escola de Toronto de Comunicação, especialmente na obra de McLuhan, fala sobre os impactos sociais e subjetivos das mídias, a partir de referências propostas por McLuhan. Julio Silveira, editor da Imã, que reeditou este ano “O meio é a massagem”, de McLuhan, falará sobre o desafio de editar o autor e sobre a recepção de sua obra no país. O compositor e escritor Fausto Fawcett, que escreve com Vinícius Pereira uma narrativa multimídia sobre McLuhan, contará por que se interessa por sua obra. O debate será mediado pela jornalista Rachel Bertol.

Após o debate será lançado, em um coquetel, o livro “Estendendo McLuhan – Da Aldeia à Teia Global” (2011, Ed. Sulina), de Vinicius Andrade Pereira, e relançado “O meio é a massagem” (2011, Ímã), de Marshall McLuhan. O evento acontece na Casa do Saber, a partir das 17:30hs, com entrada franca.

INSCRIÇÕES GRATUITAS PELO TELEFONE 2227-2237.

FILME – 17h30m:

McLuhan’s Wake: documentário sobre Marshall McLuhan dirigido por Kevin McMahon. Ano: 2007. Duração de 94 minutos e com legendas em português.

DEBATE – 19h:

Aluizio Trinta, Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi aluno de McLuhan nos anos 1970 no Canadá.

Vinicius Andrade Pereira, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).Especialista na obra de McLuhan, é pesquisador associado do McLuhan Program in Culture and Technology, da Universidade de Toronto, e coordenador do ESPM Media Lab, da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Autor do livro Estendendo McLuhan – Da Aldeia à Teia Global. Comunicação, Memória e Tecnologia (Sulina).

Fausto Fawcett, Escritor e compositor

Julio Silveira, Editor da Ímã. O livro de estreia da editora, criada este ano, foi O meio é a massagem (Ímã), de Marshall McLuhan e Quentin Fiore.

Rachel Bertol (mediação), Jornalista e doutoranda em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO “Estendendo McLuhan – Da Aldeia à Teia Global, de Vinícius Pereira; e de “O meio é a massagem” , de McLuhan. – 21h.

CASA DO SABER – Av Epitácio Pessoa, 1164, Lagoa, Rio de Janeiro.

Anúncios