Rádio digital: mapeamento das condições técnicas das emissoras

Apresentamos relatório executivo da pesquisa Mapeamento das condições técnicas das emissoras de rádio brasileiras e sua adaptabilidade ao padrão de transmissão digital sonora terrestre realizada pelo Laboratório de Pesquisa em Políticas de Comunicação da UnB (LAPCOM).

Os resultados indicam a necessidade de construção de políticas pública para migração das emissoras à tecnologia de transmissão digital terrestre. O desafio está na adaptação de um terço das emissoras que ainda utilizam transmissor analógico, a maior parte delas é comercial AM ou emissora pública. Para a migração ao digital será necessário a troca do sistema atual para transmissor modular. No entanto, a maioria das emissoras nesta situação dispõe de menos de 150 mil dólares para investir em mudanças. A pesquisa destaca ainda aspectos relacionados as características técnicas, de produção e de infraestrutura física das emissoras; perfil dos profissionais; nível de conhecimento de técnicos e diretores sobre a transmissão digital; estratégias técnicas e econômicas de enfrentamento do processo de digitalização.

Em anexo estão dois arquivos para divulgação: 1. Sugestão de texto para publicação e 2. O relatório executivo da pesquisa que poderá ser disponibilizado.

Agradecemos a divulgação da pesquisa e colocamo-nos à disposição para qualquer outro esclarecimento.

Atenciosamente

Nelia Del Bianco
Carlos Eduardo Esch
Universidade de Brasilia
Faculdade de Comunicação
Laboratório de Políticas de Comunicação

Confira o relatório http://blogintercomradio.files.wordpress.com/2012/01/relatorio-lapcom_fac-web.pdf

Anúncios