Conheça o Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina

Caro Pesquisador,

Gostaríamos de apresentar-lhe o Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina. Criado no final de 2011, o Observatório é um projeto do Laboratório de Políticas de Comunicação da Faculdade de Comunicação da UnB e conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ.

Idealizamos o Observatório como um espaço público virtual, voltado para a promoção de debates e a elaboração de análises e diagnósticos relativos aos avanços e impasses na estruturação e manutenção dos sistemas e serviços públicos de radiodifusão do Brasil e dos demais países da América Latina.

Os temas de estudo e análise do observatório abrangem:

· Questões relacionadas aos modelos de gestão;

· Formas e fontes de financiamento;

· Processos de produção e distribuição de conteúdos;

· Instrumentos de participação da sociedade na administração de emissoras públicas;

· Mecanismos sociais de avaliação do conteúdo e da qualidade da programação oferecida aos cidadãos, entre outros.

Nosso objetivo tem sido transformá-lo em uma instância geradora de informações que subsidiem os diversos atores que atuam na área ou tenham interesse em questões relacionadas com a radiodifusão pública, oferecendo-lhes dados e avaliações que promovam uma compreensão ampla, variada e, sobretudo, mais realista do contexto econômico e político, bem como dos impasses e avanços que têm marcado a trajetória da radiodifusão pública latino-americana. As pesquisas que realizamos podem contribuir para esclarecer as referências conceituais que vêm definindo os papeis, a missão, os compromissos públicos e as formas de controle social, avaliação e acompanhamento de desempenho estabelecidas nas entidades de radiodifusão pública do continente.

O observatório constitui-se num fórum permanente de debates e reflexões, no qual pesquisadores, profissionais e integrantes dos sistemas públicos de comunicação – sejam ouvintes, telespectadores ou internautas – podem interagir com comentários ou colaborarem com a produção e divulgação de relatórios técnicos, artigos, pesquisas, teses e dissertações. Para tanto, o Observatório dispõe de ferramentas de compartilhamento de conteúdos, postagem de comentários, realização de enquetes e fóruns de discussão, além de uma biblioteca virtual que reúne produções acadêmicas e livros publicados na área.

Nesse sentido, esta mensagem tem o objetivo de convidá-lo, em um primeiro momento, para conhecer o observatório, em nosso endereço eletrônico
http://www.observatorioradiodifusao.net.br , no qual você já encontrará um amplo conjunto de informações.

Em um segundo momento, gostaríamos muito de convidá-lo para participar do observatório como um dos nossos colaboradores. Consideramos que a parceria com pesquisadores brasileiros é de suma importância para qualificar as nossas produções e será essencial para que o observatório ganhe a dimensão nacional e continental que desejamos. Caso tenhamos o prazer de contar com o seu apoio, mantenha contato conosco por meio do seguinte correio eletrônico: observatorio@observatorioradiodifusao.net.br.

Sua participação será muito valiosa. Aguardamos o seu contato.

Um abraço

Profa. Dra. Nélia Del Bianco (UnB)
Prof. Dr. Carlos Eduardo Esch (UnB)
Profa. Dra. Sônia Virginia Moreira (UERJ)

Anúncios