Chamada Revista Mediação

A Revista Mediação é uma publicação impressa e eletrônica semestral, indexada, B5, dos Cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec (FCH/FUMEC), voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos da área.

A revista comunica que está recebendo textos para a sua décima quinta edição, a ser veiculada no segundo semestre de 2012.

Os temas são livres, no entanto, como é de praxe, sugerirmos aos autores, a cada nova edição, um dossiê temático. O escopo desta próxima publicação será:

A arte moderna brasileira: uma semana que ecoa há noventa anos.

Ementa:

Os artistas engajados na Semana de Arte Moderna de 1922 tentaram fazer coincidir em suas obras todo o arroubo de experimentação ventilado pelas vanguardas européias e um sentimento de brasilidade que tornasse elementos da cultura nacional “autóctone” um material singular de criação. O arrojo deste evento e as idéias dos modernistas envolvidos contagiaram poetas como Manuel Bandeira, Carlos Drumond de Andrade, Murilo Mendes, Ferreira Gullar, Vinícius de Moraes, romancistas como Clarice Lispector e Ariano Suassuna, concretistas como Décio Pignatari e os irmãos Campos, artistas plásticos tais como Di Cavalcanti e Portinari, compositores como Villa-Lobos e Koellreuter, Radamés Gnattalli, Cláudio Santoro e Gilberto Mendes, o Teatro de Arena e o Teatro Oficina, ambos em São Paulo, o Grupo Opinião, no Rio, cancionistas da bossa nova e do tropicalismo, além dos realizadores do cinema novo. Sempre a coexistir combativamente com o sistema da arte e da indústria cultural, o movimento modernista ainda reverbera com vitalidade na poética de muitos artistas contemporâneos. Pode-se afirmar que a nossa experiência com a arte se enriqueceu e se diferenciou a partir das provocações da Semana de 22. Os problemas da arte, da mídia e da invenção estética em tempos de cibernética nos convidam a repensá-la e, por isto, compõem o dossiê temático desta décima quinta edição da Revista Mediação.

O prazo de envio será até o dia 15 de setembro de 2012.

As colaborações devem ser submetidas no endereço eletrônico da revista (http://www.fumec.br/revistas/index.php/mediacao) acompanhadas de um mini-currículo do autor, incluindo telefone e endereço. As normas estão no template postado no site.

A revista recebe artigos em língua estrangeira e se encarrega dos custos de tradução, caso o trabalho seja aceito.

Anúncios