4º Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil, na UERJ

O capítulo brasileiro da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura informa que está aberto, até 17 de junho, o prazo para envio de resumos expandidos para o seu 4º Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil a ser realizado na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), entre os dias 9 e 11 de outubro de 2012.

Com o tema “Políticas públicas e pluralidade na comunicação e na cultura”, o evento tem apoio dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da FCS/UERJ e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo Cultural (JorCult) da FCS/UERJ.

Serão bem-vindas reflexões críticas sobre temas como: políticas públicas para as áreas de comunicação, informação e cultura, marcos regulatórios para a radiodifusão e as telecomunicações, economia política da arte e da cultura, economia criativa, experiências e desafios nos campos de comunicação comunitária, popular e alternativa, convergência midiática, jornalismo, democracia e participação, inclusão social e digital, economia política de megaeventos esportivos e culturais e novas interfaces teóricas.

Será admitida a inscrição de apenas um (01) artigo científico por autor(a). Os resumos expandidos devem ser submetidos, por correio eletrônico, a um dos seguintes Grupos de Trabalho:

GT1 – Políticas de comunicação

Email: ulepiccbrasil.gt1Coord. nacional: Juliano Mauricio de Carvalho (Unesp) / Coord. local: Alessandra Aldé (UERJ)
Ementa: Objetiva estudar as ações de agentes públicos e privados relativas ao processo de regulamentação da mídia em suas diversas fases. Envolve a definição do conjunto de normas, princípios, deliberações e práticas sociais relacionadas com a administração, organização e funcionamento do conjunto do sistema comunicacional.

GT2 – Comunicação pública, popular ou alternativa
Email: ulepiccbrasil.gt2
Coord. nacional: Marco Schneider (UFF) / Coord. local: Letícia Cantarela Matheus (UERJ)

Ementa: Contempla investigações sobre a comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral, bem como aquela ligada ao serviço público. Aborda todo tipo de comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania, atuantes em oposição à acentuada mercantilização da mídia.

GT3 – Indústrias midiáticas
Email: ulepiccbrasil.gt3
Coord. nacional: Leonardo de Marchi (UniFoa/UFRJ) / Coord. local: Rafael Casé (UERJ)

Ementa: Enfoca a rede institucional dos produtos comunicacionais que ligam a criação, produção, circulação, organização e comercialização de conteúdos de natureza cultural, informativa e de entretenimento. Engloba os processos industriais que envolvem televisão, cinema, rádio, internet, publicidade, produção editorial, indústria fonográfica, design, artes e espetáculos.

GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
Email: ulepiccbrasil.gt4
Coord. nacional: Lia Calabre (Fund. Casa de Rui Barbosa) / Coord. local: Fabio Mario Iorio (UERJ)

Ementa: Abriga pesquisas que retratam o papel econômico, político e sociológico que o campo da cultura e das artes assume na sociedade contemporânea. De um lado, engloba discussões sobre a atuação do Estado, da participação da sociedade e do mercado nesta relação, bem como os mecanismos de financeirização da cultura e das artes. De outro, debate a industrialização e mercantilização da cultura e sua implicação na dinâmica atual do capitalismo.

GT5 – Teorias e temas emergentes
Email: ulepiccbrasil.gt5
Coord. nacional: Patrícia Bandeira de Melo (Fund. Joaquim Nabuco) / Coord. local: Cíntia Sanmartin Fernandes (UERJ)

Ementa: Acolhe os trabalhos de fundamentação a partir da matriz teórica da Economia Política da Comunicação e da Cultura, suas distintas vertentes e perspectivas metodológicas bem como os estudos comparativos e relacionais entre a Economia Política da Comunicação e outras correntes teóricas da comunicação e de outras disciplinas.

Em breve será divulgado o hot site do evento com todas as informações sobre o envio dos trabalhos, as formas de inscrição e a programação completa do evento. A divulgação dos trabalhos selecionados se dará no dia 2 de julho. Os autores selecionados deverão encaminhar os textos completos até o dia 2 de setembro aos coordenadores dos respectivos GTs.

Valores das inscrições (para quem for apresentar trabalho)
Até 3/9:
Estudantes de mestrado e doutorado (sócio/não sócio) – R$ 70,00 / R$ 210,00
Profissionais, professores e pesquisadores (sócio/não sócio) – R$ 100,00 / R$ 240,00

Estudantes de graduação e especialização: R$ 30,00
Após 3/9:
Estudantes de mestrado e doutorado (sócio/não sócio) – R$ 110,00 / R$ 250,00
Profissionais, professores e pesquisadores (sócio/não sócio) – R$ 140,00 / R$ 280,00

Estudantes de graduação e especialização: R$ 50,00

Obs.: A anuidade custa R$ 120,00 para professores, profissionais e pesquisadores e R$ 60,00 para estudantes de graduação. Vale lembrar que, mais importante do que a vantagem financeira de se associar, é o fortalecimento da entidade científica. Mais informações sobre a associação à ULEPICC pelo email: tesouraria.ulepiccbr

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS:
Os resumos expandidos deverão ser submetidos em português, em formato MS-Word (.doc), em Times New Roman, corpo 12, entrelinhas 1,5. A extensão deve ser entre 5 mil e 10 mil caracteres com espaço, incluindo cinco a 10 referências bibliográficas (corpo 10, entrelinhas

simples). O corpo do texto deverá ser precedido por um cabeçalho (corpo 10, entrelinhas simples) contendo os seguintes itens:
– 4º Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil
– Título do trabalho
– Identificação do GT

– Autor
– Instituição de origem:
– Titulação acadêmica
– Endereço eletrônico
– Palavras-chave (3 a 5)

A página oficial do evento trará um documento-padrão para o envio dos artigos que forem aprovados para apresentação nos GTs. Outras informações, incluindo a programação provisória das conferências, dos painéis temáticos e das oficinas, serão divulgadas em breve.

Anúncios