Revista Ícone (PPGCOM-UFPE) amplia o prazo de submissão

A Revista Ícone (PPGCOM-UFPE) amplia o prazo dde submissão para seu próximo número, agora o deadline é 20 de Junho. O processo de submissão e envio está simplificado e agora é totalmente online.
Este número terá um dossiê temático organizado pelo editor convidado Prof. José Afonso da Silva Jr.

Dossiê: Fotografia 2000+10. Resistências, avanços e tensões da imagem no começo do século.

A revista ÍCONE, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE (PPGCOM-UFPE), esta preparando um dossiê especial para o segundo semestre de 2012. Neste número, a fotografia, nas suas mais diferentes inquietações será o tema principal.

A provocação, no caso, se volta para os primeiros anos do século XXI, a década 2000-2010, e como esse período de tempo demonstrou acolher ou refutar, consolidar ou esvaziar, romper ou continuar com as pressões e possibilidades presentes em um regime visual em mutação. Refletir sobre esse intervalo de tempo é uma tentativa de dar resposta às mudanças acontecidas e que incidem sobre as diferentes dimensões – estéticas, documentais, experimentais, fotojornalísticas, só para ficar nesses exemplos – da fotografia nesses últimos anos.

O ponto de partida, no caso, é explorar e questionar as justaposições da fotografia com um cenário e cultura organizados em torno da informação e os seus desdobramentos. Ter, portanto, um conjunto de reflexões com algum distanciamento temporal que permita mapear as novas mitologias, os costumes, a gestualidade, a mobilidade, a imagem em rede, as novas funções, a experiência do olhar, a memória.

O objetivo do dossiê da ÍCONE é agregar um debate em torno das diferentes apropriações da fotografia, seja como meio próprio, ou que se combina com outras interfaces expressivas ou representacionais. Quais tipos de processos/práticas têm se consolidado como resultado e que eram inexistentes? O que reúne/distingue esses diferentes processos? Quais as condições de criação de um discurso visual em torno da fotografia 2000+10? Em que sentido essa fotografia permite introduzir inovações, atenuar, superar, ou ainda reforçar articulações produtivas?

Alguns eixos de estímulo:

1 – Interações da fotografia e novas modalidades de produção de sentido.

2 – Ficções reais, realidades ficcionais. Qual o lugar da fotodocumentação hoje?

3 – Consequências e movimentos da fotografia: do digital à convergência.

4 – Casos e impactos da nova cultura fotográfica.

5 – O surgimento de estilos, gêneros e plasticidades na fotografia 2000+10.

6 – Processos de transformação, expansão e desprendimento da fotografia de práticas precedentes a 2000+10.

Os trabalhos submetidos devem abordar aspectos teóricos e/ ou estudos empíricos, podendo ter um caráter descritivo, exploratório ou ensaísta. A submissão está simplificada, agora é totalmente online.

Normas para formatação do artigo:

– Todo o processo de submissão é online: acesse http://www.icone-ppgcom.com.br

– O título do artigo, subtítulo, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), com sua atual afiliação acadêmica/profissional e seu atual endereço eletrônico; nota biográfica curta (até 5 linhas) e Resumo devem ser preenchidos nos devidos campos do formulário online.

– – O artigo deve ser enviado em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas de 1,5 cm, conter de 20 mil a 35 mil caracteres (incluídos neste cálculo os espaços, as referências bibliográficas e as notas), com introdução e intertítulos em itálico, não numerados, obedecendo a uma hierarquia que facilite a leitura;

– Notas devem ser redigidas no final, antes das referências bibliográficas;
– As referências e as notas internas ao texto devem ser citadas no modelo (AUTOR: data, e página);
– Tabelas, figuras, fotos e ilustrações devem ter uma boa qualidade, serem numeradas sequencialmente por categoria e claramente identificadas (Exemplos: Figura 1, Figura 2; Tabela 1, Tabela 2 etc.);

– Use o estilo ABNT.

Permissões de direitos de autor: os autores dos artigos são responsáveis pela obtenção de permissões de direitos de autor para reproduzir qualquer ilustração ou fotografia publicadas anteriormente, ou de autoria de terceiros. Neste caso, a autorização deve acompanhar o artigo como documento complementar, digitalizada em formato PDF.

Editor convidado: José Afonso da Silva Junior. PPGCOM-UFPE.

Calendário para o dossiê.
Submissão de artigos: até 20 de junho de 2012.
Previsão de publicação: até 30 de setembro de 2012.

Atenciosamente,

Os editores.

_

Anúncios