CORPO, ARTE E MEMÓRIA SOB O OLHAR DE CONVIDADOS DE TODO BRASIL NO RECIFE – PAUTA

VIA SEMINÁRIO INTERSEÇÕES

SILVINHA GÓES (81.3445.8586 / 81.3227.2406 / 81.8743.0443)

Arte, corpo e memória sob o olhar de convidados de todo Brasil no Recife

Daqui a poucos dias a cidade do Recife vai reunir jovens e experientes pensadores do corpo e movimento de todo o Brasil do Seminário Interseções: corpo e memória. Uma realização do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Associação Reviva/Acervo RecorDança, com incentivo do Funcultura, o evento acontecerá entre os dias 19 e 22 de setembro, na UFPE, na capital pernambucana. Entre vários outros nomes presentes estarão Jussara Sobreira Setenta, João Denys e Hélia Borges. Além da programação teórica, a programação artística terá sessões diárias com apresentações nos jardins e hall do CAC – Centro de Artes e Comunicação/UFPE, no Teatro Milton Baccarelli e na festa de encerramento no sábado (22), na Casa Mecane.

O Seminário Interseções: corpo e memória vai movimentar durante quatro dias o Recife, especialmente a UFPE, com a presença de estudantes, artistas, profissionais de diversas áreas, professores e doutores em várias linguagens de atuação e de várias partes do País numa programação que envolve palestras, minicursos, mesas redondas e apresentações artísticas (veja a programação completa em anexo). A Programação Cultural Corpomemória contará com alguns artistas convidados pela organização do evento, como Helder Vasconcelos, que comanda a palestra espetáculo "Pulso-Presença", no dia 22, na UFPE e o Coletivo Lugar Comum, que apresenta os solos do espetáculo "Corpos Compartilhados" na festa de encerramento do seminário, no sábado (22) à noite na Casa Mecane, a partir das 20h. Tem ainda o filósofo, sociólogo, psicanalista e escritor franco-brasileiro Daniel Lins (Universidade Paris VII e Paris VIII/Universidade Federal do Ceará), que fará aqui o lançamento do seu livro “Antonin Artaud: o artesão do Corpo sem Órgãos”, com a montagem de uma exposição paralela.

Para as palestras e minicursos, já estão confirmadas as presenças do Prof. Dr. Charles Feitosa (Unirio), da Profa. Dra. Helena Bastos (USP), Profa. Dra. Hélia Borges (Faculdade Angel Vianna – RJ), Profa Dra Jussara Setenta (UFBA), Profa Dra. Joana Ribeiro (Unirio), Prof. Dr. Daniel Lins (UFC), Prof. Dr. Jorge Siqueira (PPG História – UFPE), Prof. Dr. Marcelo Coutinho (PPGAV – UFPE/UFPB), Profa. Valéria Vicente (UFPB), Profa. Maria Acselrad (UFPE), Prof. Dr. Luís Reis (UFPE), Prof. Dr. Guilherme Schulze (UFPB), Prof. João Denys de Araújo Leite (UFPE), e Prof. Dr. Paulo Cunha (UFPE), entre outros.

Também participam do seminário, com apresentação de trabalhos, alunos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, professores e/ou pesquisadores vinculados ou não a instituições de ensino superior de qualquer área do conhecimento, que enviaram seus projetos sobre temas ligados ao corpo e memória e várias de suas nuances, incluindo sensibilidade, cultura, ancestralidade, processos de subjetivação, voz, imagem, espetacularidade, urbanidade, etc.

O Seminário Interseções é um evento científico interdisciplinar sobre o corpo. A iniciativa de criá-lo partiu de pesquisadores em dança, porém, desde sua primeira edição (2009), cujo tema proposto foi corpo e olhar, deu lugar a múltiplos olhares do e sobre o corpo, tendo como foco promover o diálogo entre as mais variadas abordagens possíveis a partir deste cruzamento. “Em 2012, a partir da escolha dos próprios participantes da primeira edição, a interseção proposta será entre corpo e memória. E interessa às discussões que desejamos promover a polissemia que é própria a este tema a partir dos variados recortes epistemológicos dentro dos quais ele pode ser estudado. Portanto, são bem-vindos e esperados variados enfoques a partir da diversidade do tema”, explica a Profa. Dra. Roberta Ramos (UFPE), coordenadora do evento.

programa++o_intersecoes_2012.pdf

Anúncios