Edital ESCALA Estudantil

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG torna público o edital 006-2012 do Programa ESCALA Estudantil da AUGM. As inscrições devem ser feitas através do portal Minha UFMG (https://portal.grude.ufmg.br) no período entre 24 e 28 de outubro de 2012. No presente edital, estão disponíveis vagas para diversas universidades do Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Para se candidatar, o aluno deve estar regularmente matriculado e cursando disciplinas no semestre atual, ter menos de 30 anos de idade no momento da inscrição e apresentar média de Rendimento Semestral Global (RSG) igual ou superior a 3, considerando-se todos os períodos cursados até o primeiro semestre de 2012. Os candidatos também devem completar pelo menos 50% de seu curso até o início do intercâmbio, ou, no caso de candidatos do curso de Direito, completar alternadamente cinco semestres. Cada estudante poderá candidatar-se somente a uma universidade.

A Universidade anfitriã se encarregará dos custos de alimentação e hospedagem de todos os alunos da UFMG selecionados para participar do Programa ESCALA Estudantil. Eles também serão contemplados com seguro-saúde de ampla cobertura, válido por todo período de intercâmbio, a ser contratado pela Secretaria Executiva da AUGM. A passagem (de ida e volta) para o país de intercâmbio está assegurada para todos os alunos selecionados que são classificados pela Fump nos níveis I, II ou III, até a data de publicação deste Edital. Os demais alunos selecionados terão uma ajuda de custo para a passagem, cujo valor será fixado em função de análise socioeconômica a ser realizada pela Fump. Os estudantes selecionados para o Programa, e que não forem carentes Fump, poderão se candidatar a esse benefício, conforme instruções a serem divulgadas posteriormente à seleção.

A Proficiência Linguística exigida será o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira – DELE Básico, Intermediário ou Superior ou Exame de Espanhol do CENEX-FALE – mínimo 60 pontos. No ato da inscrição no portal Minha UFMG o candidato deverá fazer o upload do certificado de proficiência na língua estrangeira. Caso não comprove a proficiência, estará sumariamente eliminado do processo seletivo. O edital 006-2012, prevê, pela primeira vez, que os alunos classificados para a segunda etapa do processo seletivo farão arguições orais em espanhol.

O Programa ESCALA Estudantil é promovido pela AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevidéu) e é pautado pelo princípio da reciprocidade – receber e enviar o mesmo número de alunos, preferencialmente com correspondência entre os cursos – e apresenta como características centrais o estreitamento dos laços com os países latino-americanos e o incentivo à democratização da oportunidade de intercâmbio internacional, na medida em que oferece alimentação e hospedagem por parte da universidade de destino. Mais informações são encontradas no edital do programa disponível no site da DRI (www.ufmg.br/dri )

Anúncios