Palestra: Jornalismo de Dados em Software Livre

Palestra: Jornalismo de Dados em Software Livre

Em um momento histórico conhecido, entre outras designações, como a “Era do Acesso”, brotam de todos os lados os mais variados tipos de informações, bem como formas inusitadas para se obtê-las. Trata-se de um dos reflexos mais imediatos e visíveis da crescente adoção de redes informacionais interconectadas por parte de diversos setores da sociedade.

Se, por um lado, esse cenário traz benefícios evidentes (maior acesso à informação e diversidade de fontes, por exemplo), por outro, nos apresenta um problema

prático: a imensa massa de dados a que somos apresentados todos os dias – leis de acesso a informação, novos dados governamentais, serviços comerciais mapeando e catalogando o mundo – é incompatível com a capacidade humana de processá-la. Invariavelmente, precisamos de programas de computador que computem dados e deles extraia sentido.

Essa discussão, inserida em um campo aberto de disputas, é o tema da palestra “Jornalismo de Dados em Software Livre”, a ser ministrada por Capi Etheriel no próximo dia 13 de outubro, às 16h30, na Universidade Metodista de São Paulo (detalhes abaixo).

Bacharel em Midialogia pela Unicamp e membro da comunidade Transparência Hacker, Etheriel chama a atenção para o fato de que não são quaisquer programas de computador que são capazes de cumprir eficientemente com a tarefa de processar e conferir sentido aos dados disponíveis. Para ele, a única forma de confiar nessa computação é tendo acesso ao seu código, podendo revisá-lo e consertá-lo, aprimorando-o sempre que houver necessidade. Em suma, é preciso usar software livre.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog) do Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de São Paulo .

Inscrições:
www.tecccog.eventbrite.com

Serviço:
Palestra “Jornalismo de Dados em Software Livre”

Data: 13 de novembro de 2012

Horário: 16h30

Promoção: Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog) do Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de São Paulo

Local: Edifício Capa – Sala 316 – Universidade Metodista de São Paulo – Campus Rudge Ramos – Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/ SP

Dica: o interessado que desejar participar do evento utilizando transporte público, pode utilizar a combinação entre Metro e ônibus. Descer na Estação Sacomã do Metro e no terminal de ônibus, na própria estação, embarcar nos ônibus 153 ou 154, que em 20 minutos estará em frente à Universidade.

Links:
http://www.metodista.br/sobre-a-metodista/campi/campus-rudge-ramos/mapa-campus-rudge-ramos/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Sacomã

Anúncios