Oficina de documentário com Claire Angelini

Estão abertas até o dia 20/11 as inscrições para a oficina com a artista e cineasta francesa Claire Angelini no forumdoc.bh 2012: "Filme documentário: entre memória, fala e território, um procedimento político". A oficina será realizada de 26 a 30 de novembro, das 14h às 17h, no Cine Humberto Mauro.

O curso/oficina acontece em parceria com o Itamaraty / Ministério das Relações Exteriores. Graças a esse apoio o público de BH terá a oportunidade de conhecer o método de trabalho de Angelini, atualmente radicada na Alemanha.

"Dessa forma, é em torno das noções de território – compreendido tanto no sentido geográfico quanto histórico – de fala – ouvida, suscitada por testemunhas, ou carregada por “personagens” – de memória – enterrada, ou sobrevivente – e, finalmente, de história – abordada como uma narrativa política que se abre sobre o presente – que será construída a oficina: para, ao fio de exemplos tomados dos meus filmes, mostrar como um procedimento se constrói, que busca menos trazer respostas do que propor, através do cinema, uma forma que permita o espectador ativo de questionar, por sua vez, o mundo que o circunda." (Claire Angelini).

Informações e inscrições no link:

http://www.forumdoc.org.br/?p=1619

A oficina com Claire Angelini é parte da programação da mostra/seminário A mulher e a câmera, que exibirá seus dois filmes mais recentes (La guerre est proche e Et tu es dehors). A mostra e o seminário, organizados pelo programa de extensão forumdoc.bh UFMG, terão lugar de 26 a 30 de novembro, no campus UFMG (FaE, Fafich e FACE) e no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes). O evento tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.

Anúncios