Mostra Nômade Olhar: um encontro com Vincent Moon no Cine Sesc Palladium

Mostra Nômade Olhar: um encontro com Vincent Moon no
Cine Sesc Palladium
Mostra contará com atividades paralelas e gratuitas

O Sesc Palladium finaliza o mês de fevereiro apresentando a Mostra Nômade Olhar: um encontro com Vincent Moon, um dos mais originais videoartistas franceses contemporâneos, que possui uma ampla produção em vídeo que dialoga diretamente com manifestações e performances musicais. A mostra acontece de 28 de fevereiro a 03 de março, no Cine Sesc Palladium. No dia 28 de fevereiro, haverá uma palestra com Vincent Moon, que exibirá um vídeo-projeção e falará sobre o seu processo criativo, sua relação com a linguagem do videoclipe e seus projetos pelo mundo. As imagens de divulgação desta programação e de outras atividades do Sesc Minas podem ser baixadas aqui .

Além disso, haverá um workshop nos dias 1º e 02 de março sobre a produção de videoclipe com uma banda local, ministrado pelo francês. Os participantes do workshop se encontrarão no Cine Sesc Palladium e irão para as ruas de Belo Horizonte para a gravação de um videoclipe de uma banda local. Os interessados em participar do workshop podem se inscrever gratuitamente através do e-mail educativopalladium até o dia 26 de fevereiro.

Para encerrar as atividades, haverá uma palestra no dia 03 de março, às 20h, com Vincent Moon, além de exibição de um vídeo-projeção, com entrada franca mediante retirada de senha 1h antes do início.

Sobre Vincent Moon
O francês Vincent Moon é um videoartista independente conhecido pelo seu trabalho misto de imagem e música. O artista tornou-se uma referência na área de videoclipes em 2006, ao inaugurar uma linguagem de registro musical que busca uma abordagem mais intimista e documental. Muitos de seus videoclipes são construídos a partir de situações que emergem da própria filmagem. Com a câmera mais livre, ele desloca o artista para ambientes menos óbvios do que o palco, criando intimidade com cada pessoa que filma.

Responsável pelo início (e por boa parte do acervo) da elogiada série de vídeos Take away shows, do site francês La Blogotèque, Vincent tornou-se famoso na internet a partir de vídeos gravados nas ruas de Paris. O sucesso rendeu convites para filmar longas de grupos como R.E.M., Arcade Fire, Beirut e Efterklang, além de viagens para os EUA, Egito, Sudeste Asiático, Argentina e Brasil.

Desde 2009, o videoartista realiza um trabalho etnográfico pelo mundo, por meio de viagens em busca de rituais musicais e religiosos, bem como em busca da cena musical independente de vários países. Essas viagens deram origem à coleção Pedites Planètes, que reúne uma série de vídeos musicais produzidos em diferentes lugares, incluindo trabalhos com artistas brasileiros como Tom Zé, Thalma de Freitas, Ney Matogrosso, Gaby Amarantos, Elza Soares, Jorge Mautner, Naná Vasconcelos, Jards Macalé, dentre outros.

Confira abaixo a programação:

Dia 28/02 (Quinta -feira)
20h: Palestra com Vincent Moon e vídeo-projeção

Dia 1º/03 (Sexta- feira)
15h: Workshop com Vincent Moon
20h: Sessão de vídeos
Na Island (48”)
Temporary Copenhagen (33”)

Dia 02/03 (Sábado)
15h: Workshop com Vincent Moon
20h: Sessão de vídeos
Xamanismo Moderno na Indonesia:
– Jathilan (26”)
– Karinding Attack (20”)
– Mappalili (15”)
– Ngarajah (12”)
– Tarawangsa (21”)

Dia 03/03 (domingo)
20h: Palestra com Vincent Moon e vídeo-projeção

SERVIÇOS

Evento: Mostra Nômade Olhar: um encontro com Vincent Moon
Data: 28/02 a 03/03
Horário: 20h
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro). Entrada franca mediante retirada de senha 1h antes do início. Classificação livre.
Informações para a imprensa: (31) 3279-1457 / 8744-5409 / 8766-6951
Informações sobre o evento: (31) 3279-1500.

Evento: Workshop com Vincent Moon
Data: 1º/03 e 02/03
Horário: 15h
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro).
Inscrições gratuitas pelo e-mail educativopalladium. Vagas limitadas.

Anúncios