SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL- PUC-RJ

SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CARGO DE PROFESSOR DO
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

O Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio está recebendo
propostas de candidatos a professor, em regime de tempo integral e dedicação
exclusiva.
Os candidatos, que atuarão obrigatoriamente nos campos de ensino e

pesquisa, na graduação e pós-graduação, devem preencher os seguintes
requisitos:
1- Possuir título de doutor em Comunicação ou áreas afins há, pelo menos,
dois anos;
2- Estar a, pelo menos, 15 anos da aposentadoria;

3- Não ter outro vínculo empregatício, no momento da assinatura do contrato
de trabalho com a PUC-Rio;
4- Ter o perfil para assumir funções de administração acadêmica;
5- Ter comprovada experiência docente, produção acadêmica e atuação

profissional na área de comunicação social.

Documentos indispensáveis, em duas vias, para a candidatura:
1- Projeto de pesquisa na sua área de atuação, coerente com uma das linhas
de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da
PUC-Rio: (1) Comunicação e Representação; (2) Comunicação e Produção;

(3) Comunicação e Experiência (ver a descrição dessas linhas, no final
deste documento);
2- Curriculum Lattes do CNPq;
3- Dois exemplares de três publicações dos últimos três anos, que o candidato
considere de maior relevância em seu CV.

Prazo de entrega da proposta: até 05 de abril de 2013, no Departamento
de Comunicação Social da PUC-Rio (Rua Marquês de S. Vicente, 225, 6º
andar, Ala Kennedy, Gávea, Rio de Janeiro – RJ, CEP 22543-900).
Os candidatos pré-selecionados serão convidados para entrevista com uma

Comissão de Professores do Departamento de Comunicação Social da PUCRio.
Obs.: os documentos entregues não serão devolvidos.

Área de Concentração: Comunicação Social
Linhas de pesquisa
Linha 1: Comunicação e Representação
Descrição: Estudo das representações sociais tais como se configuram
nas linguagens, narrativas e produtos da comunicação e da cultura

midiática enquanto formas de materialização do imaginário
contemporâneo. A dimensão simbólica do mercado, como arena de
negociação de representações, identidades e relações de poder.

Linha 2: Comunicação e Produção
Descrição: Estudo das relações entre produções midiáticas e atividades
socioculturais, privilegiando as interações e sistemas de poder
implicados nos processos de construção das narrativas de comunicação.

Os usos das tecnologias de comunicação, as negociações políticas, as
redes sociais e as disputas pelo controle da produção midiática.

Linha 3: Comunicação e Experiência
Descrição: Estudo da comunicação como produção de sentido,
elaboração de subjetividades e materialização de experiências. Os
modos de recepção das narrativas midiáticas como recortes,

modelagens, interpretações e vivências

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