O Círculo de Bakhtin em conferência internacional na UFRJ

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ tem o prazer de convidar a todos para a conferência inaugural deste semestre, intitulada "O Círculo de Bakhtin (1917-1929)", que será ministrada por Craig Brandist.

Craig Brandist é professor Teoria da Cultura e de História Intelectual do Departamento de Estudos Russos e Eslavos da Universidade de Sheffield, na Inglaterra. Seu principal interesse de pesquisa concentra-se no ambiente intelectual soviético entre 1920 e 1930 e, particularmente, nas teorias da linguagem e da cultura que emergiram nesse contexto. Dedica-se especialmente ao estudo da obra de Mikhail Bakhtin e ao impacto do pensamento de Antonio Gramsci nas teorias soviéticas sobre linguagem e poder. É autor de diversos livros. Entre eles, destacam-se The Bakhtin Circle: Philosophy, Culture and Politics (2002) e Repensando o Círculo de Bakhtin: novas perspectivas na história intelectual (2012).

A conferência é uma das realizações da parceria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ com o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz.

Data: 25/08/2014

Horário: 10h-12h

Local: Auditório Pedro Calmon (Campus da UFRJ na Praia Vermelha)

Endereço: Av. Pasteur, 250- 2º andar, Urca, Rio de Janeiro

Anúncios