Congresso Internacional Jornalismo e Dispositivos Móveis

Está aberta até 30 de agosto a chamada de trabalhos para a 2ª edição do Congresso Internacional Jornalismo e Dispositivos Móveis (JDM) a ter lugar na Universidade da Beira Interior, em Portugal, nos dias 2 e 3 de dezembro.

Os trabalhos apresentados no congresso serão reunidos em livro a ser publicado no primeiro semestre de 2015. As instruções para envio do resumo com a proposta encontram-se no site do evento: http://www.jdm.ubi.pt/

A edição deste ano debaterá duas questões centrais:

1) De que forma os dispositivos móveis alteram os modos tradicionais de distribuição de informação jornalística e qual o papel da mobilidade na convergência midiática?

2) A consolidação tecnológica e cultural da comunicação ubíqua permite considerar que existe uma linguagem jornalística para dispositivos móveis?

A conferência inaugural estará a cargo de Marcos Palácios, Professor Titular de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL).Também estão confirmadas as presenças de Diogo Queiroz de Andrade, jornalista e consultor criativo do jornal digital Observador; Alexandre Brito, editor executivo da RTP e coordenador de notícias do Telejornal; Pedro Leal, diretor-adjunto de informação da Rádio Renascença; Pedro Monteiro, responsável no grupo Impresa pela área de conteúdos digitais pagos; e Javier Navarro, membro do Conselho de Administração da “The App Date Global”, entidade que promove encontros em diversos países para fomentar a cultura dos aplicativos.

Anúncios